“Vizinha” do hotel, a Ginjinha sem Rival é uma casa centenária fundada por volta de 1890 por João Manuel Lourenço Cima, bisavô do actual proprietário, Nuno Gonçalves.
Numa altura em que o fabrico de licores e xaropes era famoso, a Ginginha destacou-se pela qualidade da sua receita que se mantém até hoje. Tal era a confiança na ginja que produzia que, até aos dias de hoje, o rótulo da garrafa menciona que “Esta casa nunca concorreu a nenhuma exposição nacional nem estrangeira”.
Ponto de encontro de indivíduos de todas as classes sociais e faixas etárias que aí se encontravam para uma ginginha e para dois dedos de conversa, este foi local de início de muitas amizades, uma delas deu mesmo origem a um novo licor, o “Eduardino”. Reza a história que Eduardo, palhaço de profissão no Coliseu dos Recreios e cliente habitual, costumava fazer a mistura da ginja e de vários dos licores da casa num mesmo copo. Daí surgiu uma nova bebida que agradou de tal forma que em pouco tempo apareceu engarrafada e rotulada.
Actualmente o pequenino balcão enche rapidamente, com os clientes de sempre, ou turistas nacionais e internacionais que não resistem ao apelo do pitoresco e tradicional estabelecimento. Um local a não perder!
Morada:
Rua das Portas de Santo Antão, 7
1150-268 Lisboa