O Coliseu dos Recreios é uma sala de espectáculos polivalente e resultou de um projecto conjunto de quatro empresários arrojados que pretendiam edificar o maior dos edifícios cobertos que houvesse no mundo no campo dos espectáculos. Construído de raiz e inaugurado em 14 de Agosto de 1890, com a opereta “Boccaccio”, de Franz von Suppé, o Coliseu abriu portas quando ainda não estavam terminados todos os trabalhos da sua construção.
O Coliseu dos Recreios assumiu-se sempre como uma sala de espectáculos popular, estabelecendo preços baixos e apresentando espectáculos de diversos tipos, entre os quais a ópera, tendo sido mesmo alternativa ao S. Carlos durante a Primeira República.
Em Dezembro de 1916 estreou-se uma companhia, organizada por Ercole Casali, da qual faziam parte Elvira de Hidalgo e Tito Schipa, e a partir daí cantaram no Coliseu nomes como Alfredo Kraus, Antonietta Stella, Carlo Bergonzi, Elena Suliotis, Fiorenza Cossotto, Joan Sutherland, Piero Cappuccilli, Tito Gobbi ou Tomás Alcaide. Entre 1959 e 1981 os espectáculos líricos passaram a ser organizados em colaboração com o S. Carlos, oferecendo a possibilidade de ouvir algumas das grandes vozes que vinham a Lisboa por preços acessíveis.
Objeto de obras de remodelação entre 1992 e 1994, o Coliseu foi reaberto em 26 de fevereiro de 1994 e apresenta actualmente uma lotação de 2 846 lugares em disposição de plateia sentada, ou 5672 em disposição de plateia em pé.
Morada:
R. Portas de Santo Antão, 96
1150-269 Lisboa